sábado, 14 de abril de 2012

O que muitos devem saber

Sou a favor de um sincretismo religioso, defendo todos os contextos e o culto consciente de cada um, sendo a religião um sistema de crenças que interfere no individualismo de cada ser humano e em propósitos de vida.
 Mas, de uma maneira generalizada o que vejo da religião atualmente ( e em quase todas de qual eu conheço) é uma forte influência ideológica que muitas vezes cria um moralismo individual. O “problema” da religião é justamente esse, é o risco em que se corre, em se deixar totalmente dominar por todo o processo religioso e folclórico, que a pessoa se impõe, ao automaticamente denominar sua religião. E então o que ocorre é uma inversão de papeis, a religião se torna um meio para um determinado fim.
 Se analisarmos todo o contexto histórico em que a religião se encaixa no Brasil, ela foi totalmente utilizada, cada uma com suas crenças, para uma formação de comunidade, e logo depois uma sociedade brasileira. Sendo assim não tem como estudar a história do Brasil sem colocar as influências religiosas no meio, o que faz do nosso país, em sua essência, um país religioso. Logo fortemente influenciado ideologicamente. A religião de fato é um processo muito importante para uma evolução social, assim como a política e a educação, sendo que dentre as três, a religião é a que tem mais poder de influência. Através disso, as igrejas, os lideres espirituais, os praticantes religiosos, sabem( ou deveriam saber) que através de seus cultos, o que esta sendo realizado é muito importante, é acima de tudo uma dominação, manipulação. Então o que se aprende através da religião, sendo ouvindo, sentindo, e vendo, interfere e muda a maneira como cada um se enxerga e enxerga o mundo. Porque principalmente, a religião utiliza de vários meios para um discurso.
  Mas, o principio religioso não é esse. É o que tem que ser deixado claro, não é a imposição de crenças, não é a manipulação ideológica, não é o contexto histórico. Mas sim o que esta sendo colocado em jogo através disso, através da forte ideologia da qual a religião utiliza para realizar seus objetivos. E o que vemos, é uma forte influência em cima dos valores e sentimentos, valorização do altruísmo, da bondade, da empatia, do amor, da paz, da igualdade, da arte, da liberdade de expressão e da consciência. Tem evolução social melhor que essa, através desses valores? Ainda mais quando arca com essa responsabilidade, de justificar seu fim e utilizar da religião um meio (mesmo que muitas vezes o discurso seja errôneo), o que esta sendo trabalhado vai muito mais além do que a captação através dos sentidos. Numa sociedade atual, onde o capitalismo se tornou selvagem, ou seja, algo instintivo, um processo que é trabalhado desde quando nascemos, somos condicionados a valorizar tal sistema, que excluem os outros valores, as religiões tem um papel fundamental na sociedade: Na desassociação do capitalismo como uma estilo de vida que PRECISA ser seguido.
Por isso sou a favor de um sincretismo religioso, o culto e a união das religiões. Temos que parar de rotular tal religião, se na essência é só uma forma diferente de valorizar o ser humano. Mas que essa valorização já é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário