sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fanatismo - futebol




É moda ser fanático. Quando não se têm muito o que fazer, o ser humano vai ser fanático, assim ele pode idolatrar alguêm, pode gritar e dizer que o ama, e que é apaixonado. E Tudo que é dito como modismo, me irrita profundamente.

O assunto de hoje é futebol.

O conceito básico do futebol assim como qualquer outro esporte é muito importante. O espirito competitivo, a interação social, convivência em equipe, saber lhe dar com as pessoas e o seus erros. Afinal, quando se pratica algum esporte nunca se estar sozinho . O esporte é um ensino e tanto. E com isso tem um reconhecimento muito grande da população mundial. Não só brasileiro. Com isso, a mídia viu no esporte, principalmente o futebol mais uma maneira de aplicar sua manipulação. E põe manipulação nisso. Digamos que o futebol atualmente é o novo pão-e-circo. Na Roma antiga era usado para distrair os pobres com combates entre gladiadores e animais selvagens, e muito pão e vinho. Assim os pobres iriam esquecer dos seus problemas, e naquela época o maior problema era os altos impostos cobrados pela realeza. Não mudou quase nada. Torcedores fanáticos vão aos estádios de futebol, ver uma “partida”, consumindo bastante alcool, tentando distrair e esquecer os seus problemas, que são inúmeras contas para pagar. Copa do mundo, o patriotismo que só acontece em quatro em quatro anos, aí sim o povo  tem orgulho de ser brasileiro. E cadê as manifestações para melhorar o crescimento do país ?  Manipulação em massa. Ano de eleição coincidentemente é ano de copa. Assim as pessoas podem votar com consciência, vendo uma partida de futebol. Mas é só em ano de copa, não se esqueçam. Idolatram jogadores de futebol que apoia o tráfico de armas e drogas, e que se relacionam com prostitutas. Jogadores, que nem concluiram o colegial. Claro que não se pode generalizar. Torcidas organizadas garantem toda a folia nos estádios, e o perigo também. Estampar no peito o escudo do time é motivo de orgulho, não perder nunhum jogo, participar de torcidas organizadas, torcer, cantar, gritar, xingar,provocar, humilhar, rebaixar, insultar, agredir, matar. Não basta torcer  pelo time, é essencial provocar e humilhar os outros. Porquê o importante é o número de títulos que o time tem e a quantidade de jogos que ganhou, e não aquela proposta que eu disse no início do texto. A união em equipe, solidariedade em campo. O que deveria ser visto normalmente, é muito difÍcil de acontecer. E enquanto vemos nos campos de futebol,  cartões amarelos e vermelhos, insultos e brigas. Não to sendo feminista, só realista. E a realidade, é o torcedor fanático alienado, está sendo manipulado por aquilo que se diz apaixonado.

2 comentários:

  1. Concordo com seu pensamento sobre o fanatismo futebolistico, profissional.Os jogadores são fieis aos que oferecerem melhores salários e os torcedores, fanáticos, ficam se degladeando.Nunca fui acometido desse virus.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza, e ainda é honrado e idolatrado. Mal sabe o torcedor fanático que é simplesmente idolatrado.

    ResponderExcluir